Seguidores

Adote um Amigo


Adote um amigo



Antes de adotar um animal,por favor leia com muita atenção e considere
algumas questões importantes:
 

Qual a espécie mais adequada ao seu estilo de vida; cão ou gato?
Em geral, os cães são mais dependentes e companheiros e necessitam de maior atenção. Ao contrário dos gatos, os cães que vivem em apartamentos ou casas sem jardim necessitam de passear na rua diariamente, não só para exercitar mas também para fazer as suas necessidades. Os gatos são mais independentes, adaptam-se mais facilmente a viver em apartamentos e, em geral, são mais asseados. Se você passa pouco tempo em casa, então talvez não seja uma boa opção adotar um animal; melhor seriam dois, caso tenha condições para isso, ou nenhum.
Se escolheu um cão, qual a finalidade; companhia ou guarda?
Saber qual a finalidade é especialmente importante na hora de escolher a raça ou mistura, porte, sexo e temperamento. Cães de temperamento dócil para companhia dificilmente servirão como guardas mas, em geral, dão alarme quando um estranho se aproxima de sua casa. Cães de guarda exigem um treino e cuidados especiais, para não representarem riscos para o tratador ou para outras pessoas ou animais. Se necessita de um cão de guarda, fale com um bom treinador antes de adotar; ele poderá aconselhar melhor.
Tem crianças ou pretende ter?
Se tem crianças, tenha especial cuidado durante a escolha do animal e tente adotar um que seja dócil e represente o menor risco para crianças. Se não tem crianças mas pretende ter, então considere o que fará com o animal quando a criança chegar. Se sente que não continuaria a cuidar dele nesse dia, então é melhor não adotar, evitando mais tarde o sofrimento do animal pelo abandono e separação da família que o adotou.
Qual adotar; um filhote ou um adulto?
Em geral, um filhote necessita de muito mais atenção, delicadeza, determinação e paciência para ser educado do que um animal adulto. Como qualquer criança humana, um filhote de cão vai fazer xixi e cocô fora do lugar. Também vai roer objetos que estiverem ao seu alcance, especialmente durante a mudança de dentes. A escolha de um animal adulto também pode evitar surpresas de temperamento, porte e doenças hereditárias.
Qual o porte do animal?
Muitos animais são abandonados porque "cresceram demasiado". Na verdade, os animais não crescem demasiado, nós é que não escolhemos com cuidado. Animais de grande porte comem mais, necessitam de mais espaço e tempo para exercitar e podem ser difíceis de controlar.

Esteja consciente que:
  • Animais sentem fome e sede, dor e prazer, tristeza e alegria, medo e amor, como qualquer criança;
  • Animais são diferentes de pessoas nas suas respostas e suas ações podem ser imprevisíveis;
  • Um cão ou gato poderá viver em torno de quinze a dezoito anos e necessitará de seus cuidados desde os primeiros até aos últimos dias de sua vida;
  • Você deverá cuidar do animal durante as suas férias e feriados.

No momento da adoção:
  • Fique muito atento aos seus sentimentos; a sua vontade de adotar tem de ser maior do que a boa intenção e vontade do atual guardião em ver o animal adotado;
  • Não adote por impulso e muito menos se sentir dúvida; o animal tem sentimentos e o seu arrependimento mais tarde resultará em sofrimento para ele;
  • Escolha o animal com calma e atenção; adote apenas quando sentir algo especial num animal;
  • Lembre de escolher um animal que possua características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço de que dispõe, com as suas necessidades e com os seus próprios hábitos e rotinas diárias;
  • Esteja ciente que o comportamento de um animal pode mudar após sair do ambiente atual e até se acostumar à nova casa, a você e seus familiares. Seja paciente; esta adaptação pode demorar horas ou semanas.

Para adotar um cão, por favor clique aqui e entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário